Socializamos o Relatório da 1a fase da pesquisa "Panorama nacional sobre a implantação das DCNs 2019 e da curricularização da extensão nos cursos de engenharia". O presente relatório faz parte de um trabalho de pesquisa mais amplo, realizado por pesquisadoras/es do UFRJ, UFRN, UFOP e ITA, e busca identificar como as Instituições de Ensino Superior estão lidando com duas mudanças legais recentes: a curricularização da extensão e as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2019 dos cursos de engenharia.
Este texto compila os primeiros achados da presente etapa da pesquisa nacional: as respostas dadas por 128 cursos de engenharia a um questionário enviado a eles entre março e maio de 2022.
Está em andamento a segunda fase desta pesquisa que busca aprofundar como se deu o processo de implementação dos novos currículos. Os cursos selecionados para esta etapa seguem critérios específicos, como: os que estão em estágio avançado ou implementado no processo de curricularização da extensão; cursos nos quais pelo menos 10% do seu quadro docente atua em extensão; pelo menos um curso por cada macrorregião do Brasil; e diversidade de cursos de engenharia diferentes com a presença de todas as mais relevantes estatisticamente na base de dados.
Iniciativas extensionistas que operacionalizam a curricularizacao e as DCNs são promissoras e urgentes. Devolvem e recebem saberes e conhecimentos de forma reciproca que poderão impactar positivamente no desenvolvimento local e regional onde estão instaladas as universidades de engenharias.