Foto 1: Alunos visitando a iniciativa Aerodesign
Os alunos Elmano Rodrigues da Costa Sales Rios, Felipe Gabriel da Silva de Oliveira, Gabriel Henrique Pagan Henroz, Ivan Cunha Gorgônio e Pietro Maragno Trindade Marcucci organizaram junto com o 7° ano da Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia uma visita que revelou a educação como pilar transformador na vida de diversos alunos, orientados pelo Prof. Dr. John Kleba, na disciplina de HUM-70.
No dia 04/11/2024, ocorreu no ITA, uma visita com os alunos do 7° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia, em que os universitários mostraram a esses alunos as iniciativas técnicas do ITA e onde elas levam, por meio do ensino, os seus participantes.
Mas o que são as iniciativas dentro do ITA? Fundamentalmente, são grupos de alunos que se reúnem para estudar, aplicar os conceitos de engenharia construindo carros, aviões e até foguetes, ou fazer ações sociais dentro e fora do ITA. Na visita em questão, apresentou-se as iniciativas técnicas, ou seja, aquelas que estudam algum tópico e aplicam esse conhecimento em projetos relacionados de engenharia. Além disso, os alunos participam de competições nacionais e internacionais, tendo seu trabalho reconhecido e, muitas vezes, conseguem bolsas de estudos fora do país ou vagas de emprego.
Nesse contexto, os alunos do 7° ano visitaram as iniciativas Aerodesign, eVTOL, Robio e Rocket, que atuam, respectivamente, na construção de aeromodelos, drones, projetos de bioengenharia e foguetes. Durante as apresentações, os universitários envolvidos nos projetos compartilharam os desafios enfrentados na engenharia e destacaram suas conquistas e inovações. Esse momento proporcionou aos alunos uma experiência inspiradora, despertando entusiasmo e curiosidade sobre o potencial de suas futuras realizações acadêmicas e profissionais. “Gostei muito de visitar as iniciativas, em especial a dos foguetes e dos drones. Fiquei muito interessado nesses assuntos e gostaria de saber mais sobre eles.”, disse o aluno Matheus Nunes Ferreira, em depoimento, durante a visita.
A escolha dessas iniciativas teve como objetivo engajar os alunos do 7° ano em uma experiência educacional motivadora, respondendo a uma das principais preocupações da escola: o baixo envolvimento dos alunos com o ensino. Ao trazer 18 estudantes da Escola Miragaia para essa atividade, foi possível despertar maior interesse por temas ligados à educação, proporcionando uma oportunidade de aprendizado inspiradora e transformadora.
Figura 2: Alunos segurando um drone para sentir o empuxo realizado pelos motores.
Para os organizadores da visita, alunos do ITA, a experiência foi extremamente enriquecedora, reforçando um dos pilares da formação idealizada pelo Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho: a missão do ITA de formar não apenas "técnicos competentes", mas também "cidadãos conscientes". Mostrar aos alunos da Miragaia que a educação pode transformar suas vidas, assim como transformou a dos estudantes do instituto é uma expressão de cidadania consciente, que valoriza a educação como meio de promover cidadania e autonomia para o indivíduo dentro da sociedade.
Commentaires