Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
top of page
labctsita

Visita ao ITA inspira estudantes da Escola Estadual Euclides Bueno Miragaia a sonharem com a universidade

Foto 1: Apresentação dos drones para competição da iniciativa Evtol


Projeto do LabCTS estimula jovens a considerarem o ensino superior com uma visita ao ITA e experiências de integração em engenharia e tecnologia


Em um esforço para aproximar jovens estudantes do ensino superior e incentivar sonhos acadêmicos, os alunos Maria Luiza, Beatriz Guedes, Luiz Guilherme, Gabriel Diniz e Lucas Saorin, em parceria com a EE Euclides Bueno Miragaia, mentorados pelo professor John Kleba (ITA) e pelas professoras Solange da Silva e Julia Ortiz (EE), organizaram uma inspiradora ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para mais de 20 alunos do 1º ano do ensino médio da EE. Essa visita ocorrida em novembro de 2024 faz parte do projeto pFEC (Projeto Formação em Engenharia e Cidadania), dentro da disciplina de Tecnologia e Sociedade do primeiro ano do curso Fundamental do ITA, cujo objetivo é auxiliar na formação social e cidadã dos alunos, para que eles tenham uma compreensão mais ampla de seu papel como engenheiros na sociedade.


Com os cinco alunos da turma T28 do ITA atuando como guias, os visitantes tiveram a oportunidade de explorar o Campus e conhecer diversas iniciativas extracurriculares organizadas por alunos da instituição, como Aerodesign, Robio, Evtol e Rocket Design, que destacaram a prática e a inovação presentes na vida universitária.

Durante a visita, os alunos tiveram contato direto com as atividades desenvolvidas pelos estudantes do ITA, como a confecção de aeromodelos, drones, foguetes e equipamentos de bioengenharia, aprendendo sobre como os conceitos científicos vistos em sala de aula podem ser utilizados na prática. Para concluir o trajeto, participaram de uma dinâmica em formato de quiz, onde aqueles que respondiam corretamente perguntas sobre as iniciativas recebiam prêmios.


Foto 2: Apresentação da iniciativa de Aerodesign


Ao final, alguns alunos visitantes destacaram o entusiasmo ao ver de perto as atividades do ITA, enquanto outros expressaram o impacto que o contato com o ambiente universitário causou em suas aspirações. “Me senti incentivado a pesquisar mais sobre a área de robótica”, comentou Luís Gustavo, de 16 anos, estudante da Miragaia. “Fico muito feliz em ver que tem mulheres aqui dentro (...). E enxergar elas tomando um espaço dessa proporção é muito bonito de ver”, acrescentou Bruna, de 16 anos, também estudante da Miragaia, refletindo sobre como a experiência trouxe uma nova perspectiva sobre o futuro acadêmico e profissional, em especial sobre a presença feminina na área de STEM. Esses depoimentos ilustram o alcance e a importância da iniciativa, evidenciando o poder transformador de oportunidades de aproximação com o ensino superior ainda durante o ensino médio.

10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page